aderirà associação mutualista dos engenheiros
siga-nos no facebook
ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA DOS ENGENHEIROS

COMUNICAÇÃO

NOTÍCIAS

4ª Conferência Anual da AME - 13 Junho 2014

Teve lugar no passado dia 13 de Junho na sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, a 4ª Conferência Anual da AME, subordinada ao tema “O reforço da coesão social em Portugal e os contributos da Economia Social” que teve como um dos pontos altos, na sessão de abertura, presidida pelo General Frutuoso Pires Mateus, a atribuição dos Títulos de Associado Honorário da AME, como homenagem prestada pela AME à Caritas Portuguesa e à União das Misericórdias Portuguesas e, em nome individual,  aos Engenheiros Leopoldo Cunha Mattos (Provedor da Misericórdia de Coimbra de 1981 a 1996) e João Lopes Porto, Presidente da Mesa da Assembleia Geral (de 2010 a 2014), a título póstumo, personalidades cujo carácter e dedicação aos valores da solidariedade mereceram esta distinção. A Sessão foi aberta pelo Presidente da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Eng. Octávio Alexandrino, que destacou a grande satisfação da Conferência Anual da AME se realizar pela primeira vez em Coimbra. No final da Sessão o Presidente da Direcção da AME, Eng. Francisco Sousa Soares, sublinhou a importância da cooperação entre as diversas Entidades da Economia Social com as Instituições da Ciência e do Ensino Superior, no início da fase de crescimento económico em Portugal, que se espera sustentado. (ver intervenção em anexo).

O primeiro Painel, subordinado ao tema “A importância do reforço da coesão social no crescimento”, foi moderado pelo Eng. António Canas, Vice-presidente da Região Centro da Ordem dos Engenheiros e distinguiu-se pela qualidade e actualidade das intervenções do Eng. Pedro Saraiva, Presidente da CCDR Centro de 2012 a 2014, do Eng. António Lindo da Cunha, do  Instituto Pedro Nunes e do Dr. Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma. (ver intervenção em anexo). Associando um profundo conhecimento da realidade nacional e regional com experiências bem fundamentadas na Comissão de Coordenação Regional, na área empresarial, no âmbito da relação universidade/ empresas e  no plano do empreendedorismo, ficou bem marcada neste Painel a importância da coesão social e territorial como factor de desenvolvimento e constatada a actual oportunidade da geração de empresas de alta tecnologia e especialização, elas próprias factores determinantes de crescimento e da criação de novas realidades sociais.

O segundo Painel, moderado pelo Dr. Luís Pais de Sousa, advogado e membro da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, abordou experiências concretas de intervenção social de instituições representativas da Região Centro, nomeadamente a  Santa Casa da Misericórdia de Coimbra (Vice-Provedor José Vieira), a Previdência Portuguesa - Associação Mutualista (Dr. António Martins Oliveira) e o Banco Alimentar Contra a Fome (Dr. José Santos Andrade). Através de intervenções assentes na história e na experiência quotidiana de quem vai ao encontro das pessoas carenciadas, procurando ajudá-las na sua realidade e promovê-las na sua dignidade, ficou bem patente o papel insubstituível das IPSS e a importância do princípio da subsidiariedade, particularmente em períodos de crise.

No final o Secretário Geral da AME, Eng. Bernardo Mira Delgado, apresentou as conclusões da Conferência e agradeceu a intervenção de todos os Oradores e a participação dos patrocinadores (AXA e Montepio).

 

2014-06-19

Imagens

  • Sessão de Abertura da 4ª Conferência Anual da AME
  • 1º Painel da 4ª Conferência Anual da AME
  • 2º Painel da 4ª Conferência Anual da AME
  • União das Misericórdias recebe placa Associado Honorário da AME
  • Caritas Portuguesa recebe placa Associado Honorário da AME
  • Eng. Leopoldo Cunha Mattos Eng. Leopoldo Cunha Mattos
  • Mª Teresa Porto viúva do Eng. João Porto

Documentos

Voltar à lista de notícias
© 2024 Associação Mutualista dos Engenheiros. Todos os direitos reservados.
web design nostri