aderirà associação mutualista dos engenheiros
siga-nos no facebook
ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA DOS ENGENHEIROS

COMUNICAÇÃO

NOTÍCIAS

1ª CONFERÊNCIA ANUAL DA AME - 28 Junho 2011

A AME – Associação Mutualista dos Engenheiros, realizou em 28 de Junho de 2011, em parceria com a Ordem dos Engenheiros e com a União das Mutualidades Portuguesas, a sua 1ª Conferência Anual subordinada ao Tema “Soluções Solidárias de Resposta à Crise”.


Com esta Conferência, a AME pretendeu contribuir, com a maior abrangência, para equacionar os desafios de carácter social que a presente crise põe à sociedade portuguesa, e para salientar a importância e multiplicidade de respostas dadas pelas instituições de solidariedade social, na diversidade das suas iniciativas.


Intervieram na sessão de abertura o Eng. Carlos Mineiro Aires, Presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, o Dr. Alberto Ramalheira, Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, o Dr. Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas e o Presidente da AME, Eng. Francisco Sousa Soares, tendo proferido a conferência de abertura e introdução ao tema o Prof. Alfredo Bruto da Costa.

No decurso da Sessão de Abertura foi assinado um Protocolo de cooperação na área da saúde entre a AME e a Santa Casa da Misericórdia de Leiria, Assinaram este Protocolo por parte da AME o seu Presidente, Eng. Francisco Sousa Soares, e pela Santa Casa da Misericórdia de Leiria, o seu Provedor, Dr. Fernando Alberto Lopes dos Santos.


Nos termos deste Protocolo ficou estabelecido para os Associados da AME e suas famílias o preço de 40,00 € para as consultas médicas, (valor igual ao praticado na sede), preços especiais na área da fisioterapia, e os descontos de 15% para os Meios Complementares de Diagnóstico, 10% no caso de Internamento e 5% no Piso de Sala de Operações.


O Programa da Conferência que se realizou no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, contou, para além da conferência de abertura, com a realização de três Painéis.


1º Painel: “Diversas Iniciativas de Combate à Pobreza”, com as intervenções do Presidente da Caritas Portuguesa, Dr. Eugénio da Fonseca e da Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Dr.ª Isabel Jonet;

2º Painel: “Importância do Mutualismo e das Misericórdias”, com as intervenções do Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Dr. Alberto Ramalheira e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, Dr. Joaquim de Lima Moreira Vaz;

3º Painel: “Os desafios do Empreendedorismo Social”, com as intervenções do Presidente da Associação do Empreendedorismo Social, Dr. Miguel Alves Martins (ver texto conferência) e do Eng. Eugénio Viassa Monteiro (ver texto conferência), da AESE – Associação de Estudos Superiores de Empresa.


Encerrou a 1ª Conferência Anual da AME a Vice-Presidente da AME, Eng.ª Maria Filomena Ferreira, que salientou a grande actualidade do tema e a relevância e oportunidade desta iniciativa, esperando ter a AME contribuído, com esta iniciativa, para o desenvolvimento de um humanismo solidário, factor indispensável de realização pessoal e um dever de cidadania nos tempos de crise que atravessamos.


A 1ª Conferência Anual da AME teve o apoio do Montepio Geral – Associação Mutualista e da AXA Seguros.

2013-06-18

Imagens

Voltar à lista de notícias
© 2024 Associação Mutualista dos Engenheiros. Todos os direitos reservados.
web design nostri